terça-feira, 2 de abril de 2013

Os mashups facilitando a navegação e a compactação de informações.



No mundo atual, a informação flui com muita rapidez devido às transformações ocorridas nos meios de comunicação a partir da 3° revolução industrial. No mundo online, o indivíduo busca não só a rapidez da informação, mas também a facilidade de navegação. Com isso, a agregação de informações de fontes diversas em um único local (os mashups) facilitam a observação e a absorção de conteúdos.
Durante a faculdade, cursei a disciplina “geoprocessamento” e através de um programa chamado ARCGIS tive a oportunidade de criar o que os autores chamam de mashup. Através do sensoriamento remoto selecionávamos mapas de diversos municípios do Rio de Janeiro e inseríamos um ícone identificando todas as escolas públicas estaduais da região. Ao final da disciplina utilizamos um mapa do estado e fizemos o mesmo processo. O resultado foi bastante interessante, entretanto minha vida profissional tomou outros rumos e eu nunca mais operei o programa ARCGIS, nem trabalhei com os mashups.
Além da facilitação para identificar elementos em mapas, os mashups podem ser encontrados em diversos segmentos na internet, como por exemplo: para encontrar fotos, compartilhar rotas de viagens, para retratar a ocorrência de crimes, para indicar áreas de risco referentes às chuvas e a desabamentos, entre dezenas de coisas.
De certa forma, vivemos hoje em um mundo onde os caminhos precisam ser encurtados e facilitados, e os mashups são bastante eficientes nesse processo do mundo virtual. Analisando as relações do mundo real, cabe aos professores estarem abertos a conhecer e compreender todas essas formas de comunicação, visto que essa nova geração, teoricamente tem uma maior facilidade em manusear essas ferramentas e a compreender o mundo compartilhado, integrado e sistêmico.

7 comentários:

  1. Gostei bastante dessa ferramenta, Daniel, vou divulgá-la para os professores do Telecurso! Obrigada :)

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, ótimo blog, muito instrutivo. Adorei a imagem, qual o link você usou esta fonte ? Sucesso!,,

    ResponderExcluir
  3. Obrigado Samantha!
    Estou gostando muito da experiência em manter um blog sobre educação e tecnologias. Busco sempre linkar o conteúdo com a minha disciplina.

    Quanto a fonte, eu editei e a coloquei lá em cima.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  4. Bom texto, Daniel. Muito interessantes as possibilidades dos mashups na geografia. Um abraço!

    ResponderExcluir
  5. Parabéns Daniel muito legal ter agregado a sua área de conhecimento!

    ResponderExcluir
  6. Parabéns!
    O texto está muito bom, seu blog também.

    ResponderExcluir
  7. Daniel, o texto está ótimo, parabéns! Acho muito interessante o fato de você sempre linkar o que aprende em CVW com a Geografia.

    ResponderExcluir